Dia Internacional pela eliminação da Discriminação Racial – Reflexões sobre a Democracia Racial: conceito, mito no Brasil. - 21/03/2023 19:00

A data de 21 de março é conhecida por ser o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville, que ocorreu na África do Sul em 1966 ocasionando 69 mortes. De acordo com a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, essa segregação define-se por “toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condição) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública”. No Brasil, a luta contra a discriminação racial se intensificou após a Constituição Federal de 1988, que incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. Contudo, por ser um avanço recente, o racismo ainda exige políticas de inclusão mais eficazes, além do cumprimento efetivo da legislação para coibir tais práticas e proteger a sociedade como um todo. Percebe-se, portanto, que o preconceito resulta em problemas que vão além da cor de pele. Assim, a discriminação racial se mostra como um fenômeno nefasto de exclusão social que dificulta o acesso das pessoas negras a oportunidades de mercado de trabalho, saúde e a condições de vida digna.

EVENTO HÍBRIDO COM TRANSMISSÃO VIA YOUTUBE

19h – Abertura

• Leonardo Lamachia – Presidente da OAB/RS
  • Neusa Bastos – Vice-Presidente da OAB/RS
  • Gustavo Juchem – Secretário-Geral da OAB/RS
  • Karina Contiero – Secretária-Geral Adjunta e Coordenadora das Comissões da OAB/RS
  • Mário Rheingantz – Presidente da ADEPERGS
  • Letícia Padilha – Presidente da CIR OAB/RS
  • Janaína Cordeiro – Vice-Presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB/RS
  • Leonardo Franco – Secretário-Geral Adjunto da Comissão de Igualdade Racial OAB/RS

19h30min – Palestra

Palestrantes:

• Dra. Iyagunã Dalzira Maria Aparecida - Iyalorixá do Candomblé do Ilê Asé Ojogbo Ogun. Doutora em Educação e Mestre em Tecnologia e Trabalho. Graduada em Relações Internacionais. Ativista do Movimento Negro e das Religiões de Matriz Africana.
  • Dra.  Gizane Mendina - Defensora Pública do Estado do RS.

Mediadora:

• Dra. Dolores Silveira - Advogada e Membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS e da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS.

Informações Adicionais

Como assistir aos eventos?
•    Insira seu login e senha cadastrados no ato da inscrição para acessar ao Portal de Eventos;
•    Selecione o evento desejado;
•    Ao lado da programação, clique no botão vermelho "Assistir ao vivo", que estará disponível 30 minutos antes do evento.
•    Você será direcionado para a sala virtual do zoom. Aguarde o início do evento.
Dessa forma, você estará logado no sistema, contabilizando sua presença.

O evento possui certificação?

• Sim. A plataforma vai emitir certificado de participação para os participantes que acessarem ao evento. Não emitiremos certificado para aqueles que acompanharem as palestras apenas pelo canal da OAB/RS no YouTube (pois não temos como controlar os acessos). É necessário realizar o passo a passo e estar logado no sistema para receber certificação.

Como retiro o meu certificado?

• Faça seu login e acesse “meu perfil”. Na relação das suas inscrições, localize o evento que deseja emitir o certificado e clique em download. Salve no seu computador ou dispositivo móvel.

O evento ficará gravado?

• Sim. O evento ficará disponível no portal, você poderá encontrá-lo também no nosso canal do Youtube.

____________________________________________________
Dúvidas ou dificuldades de acesso nos contate pelo e-mail: suporte_eventos@oabrs.org.br

 Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS