LIVE CIR CULTURAL: O CINQUENTENÁRIO DO HIP HOP

LIVE CIR CULTURAL: O CINQUENTENÁRIO DO HIP HOP - 20/07/2023 19:30

Local: Instituto Sócio Cultural Afro-Sul Odomodê, Avenida Ipiranga n. 3850, Bairro Jardim Botânico, Porto Alegre/RS. 

Instagram: @ciroabrs2

Diante do sucesso da 1ª edição da CIR Cultural, faz-se necessário seguir fomentando o debate acerca da questão racial no RS e Brasil, enfatizando a enorme contribuição da Cultura Negra para o desenvolvimento da sociedade e cultura brasileira, além de dar visibilidade aos(às) artistas negros(as). Assim, a CIR Cultural pretende seguir construindo um espaço em que os(as) artistas dialoguem com a advocacia gaúcha, contando sua trajetória, vivências e percalços, aproximando, ainda mais, a questão racial da OAB/RS.  

O direito à cultura está assegurado pela Constituição Federal, dentre outros inúmeros direitos de promoção à justiça social. O hip-hop tem como pauta a desigualdade social e em suas letras, reivindica melhorias para as mazelas sociais enfrentadas pelos grupos vulneráveis.  

Portanto, o hip-hop é um movimento que nasceu nas periferias urbanas e, por esse motivo, passou por uma grande marginalização durante o começo da sua história.

A etimologia do termo vem da união de duas palavras do inglês: “hip”, que significa algo atual, que está acontecendo no momento, e “hop”, que faz referência ao movimento da dança.

Percebe-se, portanto, que as contribuições históricas do hip-hop são de suma importância para enfrentamento a discriminação racial, promoção da cultura e da consciência negra na sociedade brasileira.

Assim, devido a relevância do tema, torna-se necessária a realização do evento de forma presencial, com o intuito de enriquecer a interação entre os participantes reiterando o compartilhamento de reflexões e diálogos acerca da pauta da igualdade racial.

Tratando-se do ano de cinquentenário do hip-hop, será realizada a gravação do projeto CIR Cultural ao vivo no Instituto Sócio Cultural Afro-sul Odomodê, em Porto Alegre, que traz muita representatividade para esta comissão e para a comunidade negra, visto que o grupo Afro-Sul Ododê de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de valorização da cultura negra e do direito a livre expressão da pessoa humana, com objetivo de lutar contra o racismo e divulgar a história e a música negra por meio de seus espetáculos.


 (51) 3287.1800

 Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS

© Copyright 2024 | Desenvolvido por TIC OAB/RS